Ambientes e temporada de vocalização da anurofauna no Município de Espigão do Oeste, Rondônia, Sudoeste da Amazônia: Brasil (Amphibia: Anura)

Autores/as

  • Paulo Sérgio Bernarde Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências Biológicas e da Natureza

Palabras clave:

anfíbios, anuros, uso de hábitat, reprodução, atividade de vocalização

Resumen

Um levantamento da anurofauna foi realizado na Fazenda Jaburi (11° 35’-11° 38’ S e 60° 41-60° 45’ W), Município de Espigão do Oeste, Estado de Rondônia, Brasil, analisando a distribuição espacial e período da atividade de vocalização das espécies registradas em áreas de floresta primária e de pastagem. O trabalho de campo na Fazenda Jaburi foi realizado entre fevereiro de 2001 e março de 2002. Para amostragem das espécies, diferentes ambientes foram investigados intensivamente por procura ativa e também por armadilhas de interceptação e queda. Um total de 47 espécies, pertencentes a dez famílias foi registrado: Aromobatidae (1), Brachycephalidae (2), Bufonidae (4), Centrolenidae (1), Cycloramphidae (1), Dendrobatidae (1), Hylidae (23), Leiuperidae (1), Leptodactylidae (8) e Microhylidae (5). Novos registros para o Estado de Rondônia são as seguintes espécies: Dendropsophus acreanus, Trachycephalus resinifictrix, Chiasmocleis bassleri e C. ventrimaculata. A maioria das espécies apresentou atividade de vocalização durante o período chuvoso (outubro a março), e houve correlação significativa entre a atividade de vocalização e a pluviosidade. Foi encontrada a maior riqueza de espécies nas áreas de floresta do que nas de pastagem, podendo ser um indicativo de que o desmatamento pode provocar a diminuição da riqueza de espécies.

Publicado

01/01/2007

Cómo citar

Bernarde, P. S. (2007). Ambientes e temporada de vocalização da anurofauna no Município de Espigão do Oeste, Rondônia, Sudoeste da Amazônia: Brasil (Amphibia: Anura). Biota Neotropica, 7(2). Recuperado a partir de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/286

Número

Sección

Artículos
Loading...