Chave dicotômica ilustrada para a identificação de espécies de Thalassiosira Cleve (diatomácea) no estuário da Lagoa dos Patos e área costeira adjacente (Rio Grande do Sul, Brasil)

Autores/as

  • Marinês Garcia Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Botânica
  • Clarisse Odebrecht Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia

Palabras clave:

fitoplâncton, taxonomia, ultra-estrutura

Resumen

O trabalho apresenta uma chave dicotômica e uma tabela comparativa com as dimensões e características diagnósticas para a identificação de dezessete espécies de Thalassiosira (diatomáceas), comumente observadas no estuário da Lagoa dos Patos e na área costeira adjacente à sua desembocadura (~32° S e 52° W). Para todas as espécies estudadas são fornecidas ilustrações e comentários sobre os detalhes morfológicos importantes para a sua identificação em microscopia óptica, bem como imagens em microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Publicado

06/01/2009

Cómo citar

Garcia, M., & Odebrecht, C. (2009). Chave dicotômica ilustrada para a identificação de espécies de Thalassiosira Cleve (diatomácea) no estuário da Lagoa dos Patos e área costeira adjacente (Rio Grande do Sul, Brasil). Biota Neotropica, 9(2). Recuperado a partir de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/507

Número

Sección

Llaves de Identificación
Loading...