Primeiro registro do verme de fogo Hermodice carunculata (Annelida, Polychaeta) predando colônias do coral de fogo Millepora alcicornis (Cnidaria, Hydrozoa)

Autores

  • Carlos Daniel Pérez Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitoria
  • Paula Braga Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia

Palavras-chave:

Amphinomidae, hidroide calcário, predação, Brasil

Resumo

O poliqueta Hermodice carunculata é um voraz predador de vários organismos bentônicos e um dos grupos preferenciais na sua dieta é o dos cnidários. No presente trabalho se apresenta o primeiro registro de predação do verme de fogo sobre o hidrocoral Millepora alcicornis. O verme engolfa os ramos terminais do hidrocoral e fica vários minutos raspando a superfície e retirando os tecidos moles. Apesar deste hidrocoral ser um dos representantes mais comuns dos recifes do norte e nordeste brasileiros e de albergar uma vasta comunidade associada, nunca tinha sido registrada esta associação. Esta nova descoberta alerta na necessidade de se estudar esta associação já que geralmente os danos ocasionados pelo poliqueta são irreversíveis e dependendo da quantidade de predadores pode alterar a saúde dos recifes ou modificar os componentes da comunidade recifal.

Publicado

06/01/2012

Como Citar

Pérez, C. D., & Gomes, P. B. (2012). Primeiro registro do verme de fogo Hermodice carunculata (Annelida, Polychaeta) predando colônias do coral de fogo Millepora alcicornis (Cnidaria, Hydrozoa). Biota Neotropica, 12(2). Recuperado de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/945

Edição

Seção

Short Communications
Loading...