Burseramyia braziliensis, uma nova espécie de cecidomiídeo (Diptera, Cecidomyiidae, Asphondyliini) associada a Swartzia langsdorffii Raddi (Fabaceae)

Palavras-chave:

diversidade, galha, neotropical, restinga, taxonomia

Resumo

Burseramyia braziliensis Maia & Fonseca, uma nova espécie de Cecidomyiidae (Diptera) que induz galhas foliares em Swartzia langsdorffii Raddi (Fabaceae) é descrita e ilustrada (larva, pupa, macho e fêmea) com base em material de áreas de restinga de Bertioga, São Paulo, Brasil. Até o momento, Burseramyia era conhecida de uma única espécie galhadora, Burseramyia burserae Möhn, 1960, restrita a El Salvador. O gênero é facilmente reconhecido pela forma do gonóstilo (igualmente dividido em uma porção denteada e em outra com cerdas). A nova espécie difere da previamente descrita principalmente no número e forma das papilas terminais (larva), forma do hipoprocto (macho) e método de pupar.

Publicado

12/01/2011

Como Citar

Burseramyia braziliensis, uma nova espécie de cecidomiídeo (Diptera, Cecidomyiidae, Asphondyliini) associada a Swartzia langsdorffii Raddi (Fabaceae). (2011). Biota Neotropica, 11(4). Recuperado de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/874

Edição

Seção

Artigos
Loading...