Pesquisa em educação e comunicação em ciências: contribuições do programa Biota-Fapesp para a educação em biodiversidade
Resumo
Resumo Neste artigo, buscamos compreender as contribuições do Programa Biota-Fapesp para a pesquisa em educação e comunicação em biodiversidade. Nossas questões de pesquisa são: (i) o Programa Biota-Fapesp está acompanhando e/ou contribuindo para os principais avanços nos aspectos conceituais, tecnológicos/metodológicos e/ou de gestão/governança da pesquisa em educação/comunicação em biodiversidade?; (ii) se sim, como os projetos contribuem para esses avanços?; e (iii) quais são as principais expectativas para o futuro do Biota na pesquisa em educação e comunicação? Nossas análises destacaram uma contribuição qualitativa do Programa Biota-Fapesp nos níveis institucional, metodológico, conceitual e educacional. No entanto, devido ao baixo número de projetos, esta contribuição pode ser considerada somativa, mas não transformadora. As perspectivas do Programa Biota-Fapesp para essas áreas foram divididas em três abordagens: 1. Linhas de pesquisa e conceitos que podem ser incentivados por meio de editais específicos ou inclusão em outros editais de interesse do Programa; 2. Abordagens metodológicas inovadoras para a área que devem ser incentivadas; 3. Sugestões para gestão e infraestrutura da pesquisa científica. Por meio dos dados e discussões apresentados a seguir, esperamos contribuir para a compreensão do papel do Biota-Fapesp na área, bem como apontar caminhos para desenvolver pesquisas, práticas e políticas públicas que promovam o fortalecimento da ciência como cultura.Downloads
Publicado
01/01/2022
Como Citar
Bizerra, A., Speglich, Érica, & Ursi, S. (2022). Pesquisa em educação e comunicação em ciências: contribuições do programa Biota-Fapesp para a educação em biodiversidade. Biota Neotropica, 22(spe). Recuperado de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/1948
Edição
Seção
Revisões Temáticas