Caracterização de bactérias promotoras de crescimento vegetal em Vriesea gigantea Gaud. e Tillandsia aeranthos (Loiseleur) L.B. Smith (Bromeliaceae)

Autores

  • Adriana Giongo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Faculdade de Biociências
  • Anelise Beneduzi Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO
  • Kelsey Gano University of Florida – UF, Department of Microbiology and Cell Science
  • Luciano Kayser Vargas Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO
  • Laura Utz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Faculdade de Biociências
  • Luciane Maria Pereira Passaglia Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Departamento de Genética

Palavras-chave:

bromélias, PGPB, bactérias diazotróficas, água de tanque, sideróforos, AIA

Resumo

Microrganismos que habitam o interior e a superfície podem fornecer substancias essenciais ao crescimento das plantas, como fitormônios e nutrientes essenciais. O presente trabalho teve como objetivo isolar e caracterizar as bactérias da filosfera, do ambiente endofítico e a água de tanque associadas à Vriesea gigantea e Tillandsia aeranthos. As bactérias foram submetidas a testes de verificação de produção de sideróforos e de ácido indol acético (AIA), solubilização de fosfatos, e a presença do gene nif H. A diversidade genética dos isolados bacterianos foi analisada por rep-PCR. Sessenta e oito microrganismos foram isolados de 3 microambientes distintos de V. gigantea e de 2 microambientes de T. aeranthos. A maioria das bactérias isoladas foram bacilos formadores de esporos, gram-positivos. Todos os isolados produziram AIA in vitro na presença de quantidades pequenas de triptofano. Mais de 70% das bactérias analisadas produziram sideróforos, solubilizaram fosfatos e possuíam o gene nif H. Não foi possível distinguir grupos definidos de microrganismos baseados no microhabitat e na espécie de bromélia de onde foram isolados usando rep-PCR. A água do tanque apresentou maior diversidade microbiana quando comparada com a filosfera e o ambiente endofítico, provavelmente devido à alta concentração de nutrientes, que promove um ambiente favorável para o desenvolvimento de comunidades microbianas complexas.

Publicado

09/01/2013

Como Citar

Giongo, A., Beneduzi, A., Gano, K., Vargas, L. K., Utz, L., & Passaglia, L. M. P. (2013). Caracterização de bactérias promotoras de crescimento vegetal em Vriesea gigantea Gaud. e Tillandsia aeranthos (Loiseleur) L.B. Smith (Bromeliaceae). Biota Neotropica, 13(3). Recuperado de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/1248

Edição

Seção

Artigos
Loading...