Diversidade de escorpiões em dois tipos de floresta tropical sazonalmente seca na região semiárida do nordeste do Brasil.

Autores

  • Rodrigo Felipe Rodrigues Carmo Federal University of Pernambuco, Department of Zoology
  • Heyde Polyana Amorim Federal University of Pernambuco, Department of Zoology
  • Simão Dias Vasconcelos Federal University of Pernambuco, Department of Zoology

Palavras-chave:

Arachnida, caatinga, conservação, Pernambuco, Scorpiones

Resumo

O conhecimento sobre assembleias de artrópodos na floresta seca semidecídua brasileira (caatinga) é escasso apesar de sua crescente exposição à degradação devido a atividades humanas como agricultura intensiva e desmatamento. Foi realizada uma pesquisa de curta duração sobre a diversidade de escorpiões em dois tipos de caatinga (hipoxerófila e hiperxerófila) no Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Uma combinação de coleta ativa e armadilhas de queda foi usada para amostrar os escorpiões de solo. Seis espécies pertencentes a duas famílias foram registradas: Bothriurus asper, Bothriurus rochai (Bothriuridae), Tityus stigmurus, Tityus pusillus, Rhopalurus rochai e Ananteris franckei (Buthidae). Não houve diferença significativa na riqueza e abundância de escorpiões nos dois tipos de caatinga. Bothriurus asper foi a espécie mais abundante em ambos os ambientes. Quanto à constância, todas as espécies foram classificadas como acidentais.

Publicado

06/01/2013

Como Citar

Carmo, R. F. R., Amorim, H. P., & Vasconcelos, S. D. (2013). Diversidade de escorpiões em dois tipos de floresta tropical sazonalmente seca na região semiárida do nordeste do Brasil. Biota Neotropica, 13(2). Recuperado de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/1176

Edição

Seção

Short Communications
Loading...