Forrageamento, sítios de oviposição e notas sobre a história natural do opilião Heteromitobates discolor (Opiliones, Gonyleptidae)

Autores

  • Norton Felipe dos Santos Silva Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Rodrigo Hirata Willemart Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Palavras-chave:

Cuidado parental, cuidado maternal, escolha de micro-habitat, escolha de substrato, Laniatores, Goniosomatinae

Resumo

A falta de dados de história natural por vezes dificulta estudos filogenéticos sobre a evolução do comportamento. Nesse estudo nós fornecemos dados quantitativos de campo sobre forrageamento e sítios de oviposição de um opilião Neotropical pertencente a uma subfamília com uma filogenia publicada, Goniosomatinae. Heteromitobates discolor passa o dia em rochedos graníticos em rios, onde deposita os ovos em áreas abrigadas e escuras. A fêmea cuida dos ovos e responde agressivamente a fêmeas co-específicas que se aproximam. Na ausência de fêmeas, formigas, co-específicos e percevejos reduvídeos podem predar os ovos. Fêmeas que guardam ovos não deixam as desovas, mas machos e fêmeas sem ovos deixam os rochedos graníticos e forrageiam sobre a vegetação è noite, próximos è margem do rio e sem diferença nos sítios explorados entre os machos e as fêmeas. As características gerais descritas em H. discolor são similares ao que tem sido reportado para outras espécies nesta subfamília, sugerindo um conservadorismo evolutivo dentro do grupo.

Publicado

07/01/2015

Como Citar

Silva, N. F. dos S., & Willemart, R. H. (2015). Forrageamento, sítios de oviposição e notas sobre a história natural do opilião Heteromitobates discolor (Opiliones, Gonyleptidae). Biota Neotropica, 15(3). Recuperado de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/1159

Edição

Seção

Artigos
Loading...