Biologia populacional de Cyphocarax modestus (Osteichthyes, Curimatidae) no córrego Ribeirão Claro, município de Rio Claro (SP)

Autores/as

  • Alberto Luciano Carmassi Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia
  • André Teixeira da Silva Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia
  • Giulianna Rodrigues Rondineli Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia
  • Francisco Manoel de Souza Braga Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia

Palabras clave:

Sagüiru, sub-bacia do rio Corumbataí, reservatório, crescimento, mortalidade

Resumen

Neste trabalho buscou-se um melhor entendimento do ciclo anual de Cyphocarax modestus na área do reservatório de captação de água do córrego Ribeirão Claro. Os parâmetros de crescimento foram estimados através da análise de distribuição de freqüência de comprimento e as relações entre época de menor crescimento, atividade alimentar, acúmulo de gordura e período reprodutivo foram consideradas. Além disso, a taxa instantânea de mortalidade natural foi calculada. Amostragens mensais foram realizadas no córrego Ribeirão Claro, no reservatório de captação de água do município de Rio Claro. Para isso, 50 m de rede de espera foram utilizados, com malhas de 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5 cm entre nós adjacentes. O método utilizado para a estimativa dos parâmetros de crescimento foi o ELEFAN I e sua aplicação foi feita utilizando-se o programa FISAT, sendo utilizada a versão sazonal da curva de crescimento de von Bertalanffy. Considerou-se que a reprodução de C. modestus é anual e concentrada de dezembro a fevereiro, permitindo assim a identificação de diferentes modas nas distribuições, condição essencial para que esse tipo de análise seja conduzida. Os parâmetros estimados foram: K = 0,34/ano, L¥ = 15,40 cm, C = 0,2, Wp = 0,6 e M = 0,949/ano, com a identificação de quatro coortes. Analisando-se conjuntamente os dados de gordura acumulada na cavidade visceral, índice de repleção estomacal, época reprodutiva e de menor crescimento uma seqüência fisiológica no ciclo anual da espécie pôde ser notada: com o início da maturação das gônadas, os recursos energéticos deixaram de ser investidos no crescimento e passaram a ser utilizados na reprodução.

Publicado

03/01/2008

Cómo citar

Carmassi, A. L., Silva, A. T. da, Rondineli, G. R., & Braga, F. M. de S. (2008). Biologia populacional de Cyphocarax modestus (Osteichthyes, Curimatidae) no córrego Ribeirão Claro, município de Rio Claro (SP). Biota Neotropica, 8(1). Recuperado a partir de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/370

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 
Loading...