Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru - SP

Autores/as

  • Mariana Ninno Rissi Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas
  • Osmar Cavassan Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Ciências Biológicas

Palabras clave:

biodiversidade, ensino de botânica, aula prática de campo, cerrado

Resumen

Este trabalho foi realizado em uma trilha localizada na Reserva Legal do Campus de Bauru da UNESP, caracterizada especialmente por vegetação de cerrado. Este espaço é utilizado para o desenvolvimento de atividades práticas de campo de um projeto denominado "Passeando e aprendendo no cerrado", no qual alunos dos três níveis de escolaridade são guiados para uma aula prática de Ecologia e Botânica. A família Vochysiaceae foi escolhida como objeto da proposta por ter grande representatividade neste ambiente e possuir elementos com morfologia típica das espécies de cerrado: caules tortuosos, suberosos e algumas espécies com folhas coriáceas. O grupo possibilita ainda a visualização de diversas interações ecológicas durante aula prática de campo. As espécies identificadas foram: Qualea cordata Spreng., Qualea grandiflora Mart., Qualea multiflora Mart., Qualea parviflora Mart., Vochysia cinnamomea Pohl e Vochysia tucanorum Mart. Tais espécies foram descritas, herborizadas e fotografadas. As informações sobre etnobotânica e interações ecológicas foram buscadas na literatura e observadas em campo. A partir destes dados, foram elaborados: um catálogo de espécies, uma chave de identificação e um glossário. Tais ferramentas propõem auxiliar a atividade prática do docente e tornar o estudo destes tópicos mais motivadores e interessantes aos alunos.

Publicado

03/01/2013

Cómo citar

Rissi, M. N., & Cavassan, O. (2013). Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru - SP. Biota Neotropica, 13(1). Recuperado a partir de //www.biotaneotropica.org.br/BN/article/view/1091

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Loading...