Vol 11 Num 1




Peixes da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, bacias dos rios Tocantins e São Francisco, com observações sobre as implicações biogeográficas das "águas emendadas" dos rios Sapão e Galheiros

Flávio C.T. Lima

Universidade de São Paulo
Museu de Zoologia - Caixa Postal 42494, 04299-970, São Paulo, SP, Brasil
email: fctlima@gmail.com

Rodrigo A. Caires

Universidade de São Paulo
Museu de Zoologia - Caixa Postal 42494, 04299-970, São Paulo, SP, Brasi

palavras-chave
biogeografia, águas emendadas, ictiofauna, rio São Francisco, rio Tocantins

publicado em: 14/03/2011





Resumo
Um levantamento preliminar da ictiofauna que ocorre na Estação Ecológica Serra Geral de Tocantins, situada no sudeste do estado do Tocantins e noroeste do estado da Bahia, é apresentado. A Estação Ecológica Serra Geral de Tocantins situa-se no divisor de águas entre as bacias do rio São Francisco (rio Sapão) e rio Tocantins (bacias dos rios Novo, Balsas e Manuel Alves). A cabeceira comum ou "água emendada" do rio Sapão e rio Galheiros, este um afluente do rio Novo, situa-se no interior da estação e é considerada na literatura como uma possível área de intercâmbio ictiofaunístico entre a bacia do rio São Francisco e a bacia do rio Tocantins. Trinta e cinco espécies de peixes foram registradas dentro da Estação Ecológica Serra Geral de Tocantins e em seu entorno imediato, algumas delas desconhecidas da ciência e possivelmente endêmicas da região. Um total de 111 espécies de peixes foi registrado regionalmente (incluindo espécies de peixes registrados nos trechos do rio Sapão e do rio Novo/do Sono abaixo da estação). O acará Cichlasoma  sanctifranciscense  é aqui registrado pela primeira vez na bacia do rio Tocantins. A ocorrência desta espécie, bem como do lambari Astyanax  novae , no rio Sapão e no rio Novo/do Sono, são considerados os únicos exemplos inequívocos de transposição natural de espécies de peixes entre as bacias do rio São Francisco e Tocantins efetuado pelas águas emendadas dos rios Sapão e Galheiros.

como citar este artigo
Lima, F.C.T. e Caires, R.A. Peixes da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, bacias dos rios Tocantins e São Francisco, com observações sobre as implicações biogeográficas das "águas emendadas" dos rios Sapão e Galheiros. Biota Neotrop.  Jan/Mar 2010 vol. 11, no. 1 https://www.biotaneotropica.org.br/v11n1/pt/abstract?article+bn03411012011 ISSN 1676-0603.

Espécies citadas
check for this species in other resources Astyanax  novae 
check for this species in other resources Cichlasoma  sanctifranciscense 



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
© BIOTA NEOTROPICA, 2011