Vol 7 Num 1




Dimorfismo sexual, uso do ambiente e abundância sazonal de Elachistocleis  cf. ovalis  (Anura: Microhylidae) em um remanescente de Cerrado no Estado de São Paulo, sudeste do Brasil.

Maria Tereza Chiarioni Thomé

Universidade de São Paulo
Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências, Rua do Matão, Travessa 14 s/n, 05508-900, São Paulo SP, Brasil.
email: mtcthome@yahoo.com.br

Cínthia Aguirre Brasileiro

Universidade Estadual de Campinas
Museu de História Natural, Instituto de Biologia, C.P. 6109, 13083-970 Campinas SP, Brasil.

palavras-chave
dimorfismo sexual, sítio de vocalização, uso do hábitat, sazonalidade, Elachistocleis ovalis, Cerrado, São Paulo

publicado em: 01/01/2007





Resumo
Elachistocleis  ovalis  é uma espécie de taxonomia controversa e de distribuição ampla na América do Sul. Apresentamos informações sobre dimorfismo sexual, sítio de vocalização, uso do ambiente e abundância sazonal de Elachistocleis  cf. ovalis  em um ambiente de Cerrado preservado no Estado de São Paulo, sudeste do Brasil. As coletas foram realizadas principalmente com armadilhas de interceptação e queda, instaladas em três fisionomias: campo sujo, campo cerrado e borda de mata de galeria. Foi verificado dimorfismo sexual, com fêmeas maiores do que os machos, semelhante ao documentado para outras populações e espécies congenéricas. O sítio de vocalização dos machos também foi semelhante ao registrado para outras populações e espécies do gênero. O uso do hábitat foi diferenciado na população estudada, com maior abundância em borda de mata de galeria. A população apresentou padrão marcante de atividade sazonal, no qual a abundância de indivíduos foi maior nas estações chuvosas, de modo semelhante a diversas espécies de anuros de Cerrado. A abundância foi relacionada com a umidade relativa do ar e temperatura máxima, duas variáveis cuja influência sobre a atividade dos anuros já foi documentada. Não foi observada variação anual nos padrões de abundância da população entre os dois anos de estudo.

como citar este artigo
Thomé, M.T.C. and Brasileiro, C.A. Dimorfismo sexual, uso do ambiente e abundância sazonal de Elachistocleis  cf. ovalis  (Anura : Microhylidae ) em um remanescente de Cerrado no Estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Biota Neotrop.  Jan/Apr 2007 vol. 7, no. 1 http://www.biotaneotropica.org.br/v7n1/pt/abstract?article+bn00307012007 ISSN 1676-0603

Espécies citadas
check for this species in other resources Elachistocleis  ovalis 
check for this species in other resources Anura  Microhylidae 



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
© BIOTA NEOTROPICA, 2007